Noticias

ABNT discute a importância das normas para o setor de Segurança e Emergências

818e63810e93f81a679a5483b2c94bfe L

A ABNT participará em setembro do Cibe Brazil 2017 – Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências, que será realizado do dia 13 ao dia 15, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás.

Logo no primeiro dia, das 14h às 15h30 haverá uma mesa-redonda com o tema “A importância das normas técnicas para apoiar a regulamentação técnica”, com a coordenação de Ricardo Fragoso, diretor Geral e Carlos Santos Amorim Junior, diretor de Relações Externas, da ABNT; José Carlos Tomina, superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT/CB-024) e Anderson Queiroz, representante da NFPA. Cerca de dois mil profissionais terão a oportunidade de participar dessa discussão de grande importância para o setor.

Simultaneamente ao Congresso, será realizada a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (FIPIE), com expositores de várias partes do mundo, que ocuparão um espaço de 32 mil metros quadrados.

A programação inclui também o I Encontro de Proteção Ativa e Passiva, abordando soluções inovadoras incorporadas ao sistema construtivo; a Assembleia Anual da Organização dos Bombeiros Americanos, reunindo 28 entidades internacionais; o VI ENAVSEG – Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública; e a Copa OBA, a maior competição de bombeiros das Américas, com mais de 900 participantes especialistas em incêndio e salvamento.

As normas técnicas de interesse do público do Cibe Brazil são elaboradas no âmbito do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio (ABNT/CB-024), que responde pela normalização compreendendo fabricação de produtos e equipamentos, bem como projetos e instalação de prevenção e combate a incêndio e serviços correlatos; análise e avaliação de desempenho ao fogo de materiais, produtos e sistemas dentro dos ambientes a eles pertinentes; medição e descrição da resposta dos materiais, produtos e sistemas, quando submetidos a fontes de calor e chama, sob condições controladas de laboratório, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

A área de segurança também se destaca entre os programas de certificação da ABNT, diante da exigência de certificações nacionais e internacionais para produtos e equipamentos que compõem um sistema de combate a incêndio. Atualmente a ABNT certifica os seguintes produtos: portas corta-fogo; sprinklers; extintores de incêndio; mangueiras de incêndio; barras antipânico; sinalização de segurança; líquido gerador de espuma e sistemas de extinção. Para mais informações confira a programação completa no site www.cibebrazil.com.

Fonte: http://www.revistadainstalacao.com.br/