Noticias

Energia Eólica como alternativa de produção de eletricidade residencial

Energia Eólica como alternativa de produção de eletricidade residencialOs problemas ambientais que enfrentamos hoje são resultados diretos do padrão de consumo da sociedade, onde o desperdício e a produção de bens reduzem nossos estoques de recursos naturais. Além disso, a vida moderna, com a presença dos carros, com o uso de vários eletrodomésticos e com a falta de consciência ambiental, também está levando o planeta a um colapso.

Diante dessa realidade e dando sequência a uma série de artigos sobre fontes renováveis que publiquei recentemente sobre energia solar, minha intensão com este artigo é de mostrar a você a necessidade de buscar alternativas ecologicamente viáveis para economizar recursos naturais e para preservar a natureza. Uma dessas alternativas é apostar na energia gerada por turbinas eólicas ao invés de investir em usinas hidrelétricas, usinas nucleares e em outras formas poluentes de geração de energia elétrica.

A energia eólica é considerada ambientalmente sustentável, pois utiliza a força dos ventos para gerar energia. Esse tipo de processo não gera resíduo e não polui o meio ambiente. A tecnologia ainda é considerada cara e, por isso, não tem sido muito implantada em países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo. Entretanto, em países da Europa e nos Estados Unidos várias cidades contam com turbinas eólicas para a geração de energia e o abastecimento das residências. Essa é, sem dúvida, uma alternativa sustentável e ecologicamente correta.

Iniciativa brasileira

No Brasil, uma regulamentação da Aneel (Resolução 482/2012) determinou que os consumidores possam produzir sua própria energia elétrica por meio de turbinas eólicas, fotovoltaicas entre outras. Os consumidores que aderirem ao programa poderiam receber descontos na conta de energia.

Para promover essa iniciativa, existem as turbinas eólicas residenciais que, na verdade, são microturbinas que podem ser instaladas em casas e conjuntos residenciais. A instalação de um sistema como esse pode custar entre R$ 3.000 e R$ 38.000, dependendo do tamanho da casa e da necessidade de energia que a residência possuir.

Apesar de não ser um investimento barato, o retorno ambiental e a economia nos gastos com energia elétrica valem a pena.

Os benefícios da energia eólica

A energia eólica se enquadra nas fontes renováveis de geração de energia elétrica. Esse processo é considerado altamente favorável e benéfico ao meio ambiente por não causar nenhum tipo de poluição ou resíduo. Essa tecnologia aproveita a ação dos ventos em áreas estratégicas para gerar energia, e também pode ser utilizada para a geração doméstica de energia elétrica.

Para as cidades, o ideal é apostar em turbinas verticais, próprias para ambientes urbanos. Essas turbinas são de fácil manutenção e podem ser instaladas em qualquer lugar. Para as residências, as turbinas verticais são projetadas para serem instaladas nos telhados ou em terra firme. Ao contrário do que muita gente diz, as turbinas eólicas não fazem tanto barulho. Hoje, já existem no mercado turbinas bastante silenciosas e eficazes.

Quem está em busca de alternativas ecológicas para a geração de energia doméstica, pode apostar na tecnologia das turbinas eólicas. Existem muitos modelos de aerogeradores para instalação residencial. Basta fazer uma boa pesquisa de preços e marcas para escolher o modelo ideal para a sua casa.

A energia renovável residencial é uma tendência que veio para ficar e que pode contribuir muito para amenizar os problemas ambientais que enfrentamos hoje em nosso planeta. É possível encontrar no mercado sistemas completos e integrados que produzem energia elétrica com várias intensidades de ventos, sejam eles ventos fortes ou fracos.

A eficiência das turbinas eólicas para residências pode chegar a 90% da geração da energia necessária para uma casa ou uma pequena empresa. Essa é, sem dúvida, uma das melhores tecnologias para geração de energia limpa na atualidade.

Mais informações

A energia eólica é resultado da energia dos ventos. Esse tipo de energia é criado pela transformação da energia cinética que vem dos ventos em energia elétrica. Todo o processo acontece por meio de um aerogerador.

A turbina eólica tem padrões aerodinâmicos muito eficientes. As turbinas eólicas podem ser instaladas, principalmente, em locais em que a velocidade média dos ventos fique em torno de 3,6 m/s.

Hoje, existem no mundo mais de 20 mil turbinas eólicas de grande porte em operação, a maioria delas nos Estados Unidos e na Europa. No continente europeu, os governos têm o objetivo de alcançar a meta de 10% da energia elétrica total gerada a partir dos ventos até o ano de 2030.

No Brasil existem poucas usinas de energia eólica. Os destaques são para as Usinas do Camelinho (1MW), Mucuripe (1,2MW) e Prainha (10MW). Essas usinas eólicas brasileiras estão instaladas em Minas Gerais, no Ceará e em Pernambuco.

É preciso que o Brasil avance na geração de energia renovável para preservar nossas florestas, nossos recursos naturais e nossas paisagens exuberantes. Atualmente, o Brasil investe muito na construção de usinas hidrelétricas, que causam diversos problemas sociais e ambientais para o país.

Com um investimento considerável em fontes de energia renovável o Brasil, certamente, alcançaria melhores resultados em termos de proteção ambiental, economia e eficiência energética. A população precisa cobrar do governo que esse tipo de ação faça parte dos planos de investimento do país.

Fonte: http://www.saladaeletrica.com.br