Noticias

O problema de casa com poucas tomadas e mal distribuídas?

O problema de casa com poucas tomadas e mal distribuídas?Veja como acontece o problema da falta de tomadas ou da má distribuição delas por uma casa. Os impactos e as possíveis soluções que podem ser tomadas para atenuar o problema.

Quem já precisou de uma tomada e não encontrou por perto, levanta a mão! Parece brincadeira, mas o assunto é sério e afeta muitas residências que por falta de um planejamento adequado ou outro motivo qualquer, sobre com a escassez de tomadas, o que dificulta a vida de pessoas cada vez mais dependentes da eletricidade.

O problema pode estar relacionado não apenas a falta de tomadas, mas também pelo fato delas estarem mal distribuídas, o que em última instância não muda a natureza do problema, já que para o usuário o que importa é poder usar o aparelho elétrico ou eletrônico.

Qual o problema da falta de tomadas?

O problema é a falta de mobilidade que a casa oferece, afinal alguns móveis não podem sair do lugar, pois se assim ocorrer não haverá tomadas para ligar aquele aparelho elétrico que fica sobre ele. Neste caso, muitos móveis e eletrodomésticos ficam condenados ao lugar que estão, coisa que não agrada a muitas mulheres que gostam de fazer mudanças na posição dos móveis para dar “outros ares”.

Alguma solução?

Para resolver mesmo o Ideal é refazer o projeto elétrico da casa e adicionar novas tomadas, mas isto causa certo transtorno e dá um bom tralhado. Alternativas para atenuar o problema seria usar as famosas extensões onde é possível estender uma tomada, mas tem como inconveniente o fato de ficar um monte de fios soltos pela casa.

Casas antigas

As casas antigas podem sofrer mais com o problema, isto porque muitas delas foram projetadas e construídas em uma época onde a dependência da energia elétrica não era tão acentuada como é hoje. Atualmente os carregadores de celulares, notebooks e computadores disputam cada tomada com os eletrodomésticos mais tradicionais como geladeiras, TV, máquina de lavar,entre outros. Dependendo da instalação e do tipo do computador, ele poderá ocupar sozinho várias tomadas se considerarmos a impressora, caixa de som, modem, estabilizador, etc.

Experiências ajudam nos projetos futuros

Quando fui fazer a minha casa, a distribuição das tomadas e apagadores ganhou um capítulo especial em função de conhecermos bem este problema e usarmos experiências anteriores que foram negativas para evitar na nossa casa. O resultado foi uma melhor distribuição delas, embora tenho certeza que após a mudança ainda corro o risco de perceber que esqueci de algum ponto da casa, mas se isto acontecer, certamente terá impacto mínimo.

O ideal é que toda parede tenha pelo menos uma tomada, assim você garante mais mobilidade pela casa e mesmo que não use todas as tomadas, terá opções para o futuro.

Fonte: http://www.casadicas.com.br