Perguntas e Respostas

Qual é a importância de um Quadro Elétrico para uma residência?

Um Quadro Elétrico de uma residência é extremamente importante, pois tem a função de receber a Energia Elétrica da concessionária local (exemplo CPFL) proteger e distribui-la em vários circuitos elétricos individuais ou comuns (vide projetos) para alimentação das cargas da residência como Tomadas, Iluminação e Equipamentos.

Os Circuitos Elétricos são divididos para uma melhor distribuição das cargas elétricas e garantia da sua segurança através de Disjuntores, DR´s, Cabos e Isolação, devendo todos os componentes serem interligados, compatíveis e seletivos.

Exemplo: A capacidade de fornecimento da potência elétrica é determinada no projeto de ” Entrada de Energia” disponibilizando assim a concessionária de acordo com o seu ” Padrão Local” no nosso exemplo 20.000 Watts em 220/127 volts. Esta energia é conduzida até o Quadro de Proteção e Distribuição (QPD), neste Quadro temos um Disjuntor Geral (100A) para a proteção do
“Barramento” de cargas onde são interligados todos os Disjuntores de Saída dos circuitos elétricos, sendo um disjuntor bipolar de 32 amperes (7.000 watts) para o chuveiro, um disjuntor monofásico de 20 amperes (2.000 watts) para um conjunto de tomadas da Copa, um disjuntor monofásico de 16 amperes (1.500 watts) para um conjunto de luminárias e assim sucessivamente, claro que este é um exemplo simples e prático, pois a outros cálculos para se chegar nas cargas nominais, bitola de cabos, padrão de entrada, etc.

Todo Projeto Elétrico deve contemplar o QPD detalhado com as suas proteções, divisões e futuras expansões.

Quadro ou Painel Elétrico o que está correto?

R: Quadro significa uma estrutura metálica no formato quadrado que é utilizado para instalações de componentes elétricos, na linguagem popular seria “ Quadro de Luz”.

Painel significa uma estrutura metálica que avança em ponta, saliente, que se elava acima que é utilizado para instalações de componentes elétricos de Comando e Força.

As duas aplicações estão corretas, pois iniciam-se com o formato geométrico do invólucro que é utilizado para a montagem dos componentes elétricos. Geralmente se nomeia Quadros Elétricos para invólucros de pequeno porte e Painéis Elétricos para invólucros de grande porte.

O que é DPS e qual a sua função?

R: DPS significa “ Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos” , são componentes eletroeletrônicos com a finalidade de proteger as instalações elétricas de elevadas tensões onde o mesmo é aplicado.

As redes elétricas de transmissão e distribuição ao longo de suas instalações externas podem receber descargas atmosféricas ou variações de tensão em manobras de chaves na subestações das concessionárias. Estes “ Impulsos” chamamos de Surtos Elétricos, onde a tensão elétrica fornecida pela concessionária recebe em fração de segundos uma elevação do seu valor com transientes, podendo danificar equipamentos imediatamente ou no decorrer do tempo, tudo vai depender de quanto foi a elevação e por quanto tempo.

O que é DR e qual a sua função?

R: DR significa “ Dispositivo de Proteção a Corrente Diferencial Residual” , são componentes eletroeletrônicos com a finalidade de proteger as instalações elétricas de Fugas de Corrente, permitindo desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal, geralmente 30ma ou 300ma. A corrente de fuga é avaliada pela soma algébrica dos valores instantâneos das correntes nos condutores de entrada do circuito monitorizado, sendo que estas fugas podem ser provenientes de cabos decapados, fuga a massa ou choques elétricos acidentais.

Por que utilizar Barramentos Certificados QUAPRO?

R:  Barramentos QUAPRO  significa “ Segurança e Proteção” . Os barramentos elétricos desenvolvidos pela QUAPRO tem a finalidade de atender as demandas de correntes elétricas de cada componente instalado com total segurança e proteção, sendo sua capacidade nominal duas (2X) superior ao disjuntor de proteção e sua capacidade de ruptura. Em situações em que o disjuntor é danificado por curto-circuito ou sobrecarga os barramentos permanecem íntegros,  tendo também uma vida útil prolongada em função do banho de Prata e Estanho que recebem no momento da fabricação.

O que é KIT Montagem QUAPRO?

R: O KIT Montagem QUAPRO é um conjunto de componentes eletroeletrônicos e eletromecânicos para a montagem de Quadros e Painéis Elétricos dos mais diversos modelos e aplicações. O Kit tem a função de facilitar e padronizar uma instalação em campo, onde os recursos para se montar um Painel Elétrico é limitado e escasso, ocasionando assim a elevação dos custos.

Com o KIT é possível montar qualquer tipo de Quadros e Painéis Elétricos com apenas ferramentas manuais do dia a dia. O profissional recebe todos os componentes pré-montados e identificados com o passo a passo, sendo assim no final uma montagem de QUAdro PROfissional.