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Saúde Emocional no Trabalho

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O termo “Inteligência Emocional” foi popularizado pelo PhD, escritor e psicólogo da Universidade de Harvard, Daniel Goleman, a partir de sua publicação homônima em 1986. Essa habilidade diz respeito à capacidade de identificar e lidar com emoções e sentimentos, sejam eles particulares ao indivíduo ou de outrem, com o objetivo de desenvolver-se pessoal ou profissionalmente e atingir resultados positivos.

Utilizar-se bem de emoções e sentimentos com o intuito de promover feitos e mudanças também favorece o relacionamento interpessoal e permite a auto compreensão. No ambiente de trabalho, em particular, possuir essa capacidade também é fundamental. Os estudos de Goleman apontaram que muitos dos líderes contratados por suas habilidades técnicas foram posteriormente demitidos por falta dessa competência.

A inteligência emocional divide-se em duas aptidões: social e pessoal. Enquanto uma engloba a autoconsciência e autogestão, a outra abrange a consciência social e gestão de relacionamentos.

A autoconsciência inclui a compreensão das próprias emoções, o reconhecimento de seus limites, defeitos e qualidades e a capacidade de manter-se atento ao modo de reagir às mais diversas situações. Para aprimorar essa habilidade, lembre-se de acontecimentos marcantes, sejam eles pessoais ou profissionais, e seus sentimentos frente a eles. Após a autoconsciência, vem a autogestão: aprender a manter o controle emocional, adaptar-se aos acontecimentos que o cercam e direcionar os sentimentos para que se tenha um comportamento positivo.

A consciência social, por sua vez, tem a ver com a empatia. Colocar-se no lugar do outro e compreender que seu estado emocional pode auxiliar na identificação e abordagem eficazes de possíveis conflitos. Por fim, a gestão de relacionamentos, também no âmbito social, representa a capacidade de administrar conflitos, saber trabalhar em equipe, motivar as pessoas ao redor e sempre agregar.

Para te auxiliar em seu desenvolvimento, busque a opinião de pessoas próximas, sejam elas chefes, subordinados, familiares ou amigos.

Fonte: https://www.brasilvagasexecutivas.com.br/news/

Colaborador; Ronaldo F. Costa