Noticias

Técnico em instrumentação, o que faz?

shutterstock 7396852

Imagem meramente ilustrativa

A área da instrumentação é ampla e complexa e também envolve a eletricidade, setor esse que é muito confundida com o da automação industrial. Saiba qual a diferença entre a instrumentação e a automação, o que faz o técnico em instrumentação, qual o mercado de trabalho e quando ganha em média o técnico em instrumentação.

O que é instrumentação?

Por definição a instrumentação é a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição, sendo eles de grandezas físicas ou químicas.

É importante destacar que é uma área única e exclusiva da indústria, ou seja, não iremos encontrar dentro de uma instalação residencial.

A instrumentação está diretamente ligada aos processos industriais e seus sistemas de automação, onde o técnico desenvolve e aplica instrumentos para medir, transmitir, indicar, registrar e controlar variáveis de processos industriais, aumentando a segurança das máquinas e dos indivíduos.

O técnico em instrumentação trabalha basicamente com sistemas de medição, controle de processos produtivos e monitoramentos de equipamentos em diversos segmentos da indústria, ou seja, ele é o responsável pelo bom funcionamento de todo este sistema.

Diferença entre instrumentação e automação:

Instrumentação e automação são áreas distintas e com objetivos diferentes, porém áreas próximas, ambas possuem pontos de intercessão e se complementam, devido à automação também depender desses instrumentos de medição, monitoramento e controle.

A área da automação estuda dispositivos e técnicas que possuem o intuito de diminuir ou otimizar o uso da mão de obra em qualquer processo dentro da indústria, além de deixar os processos o mais automáticos possível, aumentar a segurança e reduzir custos e as possibilidades de erros durante os diversos processos de produção.

Já a instrumentação estuda, desenvolve e aplica dispositivos e técnicas de controle e processos, com o objetivo de manter e otimizar o desempenho dos processos industriais, além de proporcionar o aumento de segurança dos equipamentos e das pessoas.

É através da instrumentação que é feito o controle e a medição de todas as variáveis nos processos de produção, pois a instrumentação inclui dispositivos e outras ferramentas que são capazes de modificar parâmetros de controle e fornecer outros recursos automatizados de controle e monitoramento.

Mercado de trabalho e média salarial:

A área de atuação para o técnico em instrumentação é bastante ampla, podendo atuar em diversos segmentos da indústria, trabalhando nos setores da indústria petroquímica, automobilística, alimentícias, farmacêutica, têxtil, papel e celulose, geração de energia, saneamento básico entre outras.

A média de salário para o técnico em instrumentação varia muito, podendo mudar de uma região para a outra e empresa, sendo assim, o salário varia aproximadamente entre dois salários e meio e cinco salários mínimos.

Função do técnico em instrumentação:

O técnico em instrumentação será responsável pela execução de testes e procedimentos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos industriais e instrumentos de medição, além de realizar o controle de diversas variáveis, tais como: pressão, temperatura, nível, corrente, tensão e vazão.

O instrumentador é um profissional indispensável dentro da indústria, principalmente quando o especialista deseja ter alguns resultados em suas máquinas, com a incrementação e o controle do produto, o fornecimento de dados, quantidade de produção e da economia dos processos, aumento da produção e do rendimento, simplificação de projetos de pesquisa e execução de funções de inspeção e ensaios com maior velocidade e eficiência.

Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br